Menu Fechar

Introdução ao Couvismo

de Óscar Silva

Da agricultura rural à Land Art, “Introdução ao COUVISMO” é uma performance de 4 horas que aborda a importância da couve no panorama artístico nacional. Com especial enfoque na couve-portuguesa, o trabalho convida o espectador à contemplação da ação da plantação e por assim ser, à perpetuação da couve propriamente dita. Não desprezando outras hortaliças da espécie Brassica oleracea, do segmento “A Couve e o Caos” emergirá a oportunidade de se familiarizar com a couve-flor, couve-de-bruxelas, couve-coração, entre outras.

Devido à durabilidade da performance é evidente a referência ao híper-cebolismo bem como ao neo-batatismo-funcional. Muito devido aos movimentos globalizantes como a “Pop-seminis” e “proto-Eucalipcismo-repetitivo”, o couvismo caiu em esquecimento sendo nesta performance reavivado, dando ao espectador a oportunidade de se aproximar de novo a uma corrente artística tipicamente portuguesa.

Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, Santarém – Teatro Sá da Bandeira na Feira Nacional de Agricultura, Santarém – Portugal